x

WIKI

Wiki é uma coleção de documentos criados de forma coletiva no ambiente da Internet. Basicamente, uma página wiki é uma página web que qualquer pessoa pode criar, diretamente no navegador web, sem necessidade de conhecimento da linguagem HTML. Um wiki começa com uma página de rosto. Cada autor pode acrescentar outras páginas ao wiki simplesmente criando um link para uma página que ainda não existe.

O termo wiki tem origem na expressão havaiana wiki-wiki que significa algo muito rápido. O wiki é, além disso, um método rápido de criação de texto sem grupo. É um formato bastante popular na Internet. Não existe, em geral, um coordenador de edição, nenhuma pessoa em particular que tenha controle sobre o conteúdo final. Em lugar disso, a comunidade edita e desenvolve o conteúdo de maneira coletiva. Logo, visões consensuais emergem do trabalho de muitas pessoas sobre o documento.

No Moodle, as wikis podem ser uma ferramenta poderosa para o trabalho colaborativo em educação. Uma turma inteira pode editar um documento de maneira coletiva, criando um produto feito pela turma. Por outro lado, cada aluno pode ter seu próprio wiki e trabalhar nele com a colaboração de seus colegas. Além disso, o professor também pode participar guiando a turma, fornecendo ideais e colocando conteúdos.

Outro ponto interessante da ferramenta é que ela funciona como um brainstorming. A própria plataforma mostra uma mensagem dizendo para o editor não se preocupar com a linguagem já que ele poderá alterar o conteúdo mais tarde.

Um exemplo de uma wiki utilizada no Curso Meio Ambiente e Gestão de Resíduos Sólidos na PGE-RS.

Wiki

Tivemos a participação dos alunos de diferentes Regionais e Especializadas que compartilharam suas experiências com reciclagem e administração de resíduos sólidos em suas casas.

Última atualização: segunda, 13 ago 2018, 01:44