x
LIÇÃO

O recurso lição publica o conteúdo de modo interessante e flexível. Ela consiste em um certo número de páginas. Cada página, normalmente, termina com uma questão e uma série de possíveis respostas.

Dependendo da resposta escolhida pelo aluno, ou ele passa para a próxima página ou é levado de volta para uma página anterior. A navegação através da lição pode ser direta ou complexa, dependendo em grande parte da estrutura do material que está sendo apresentado.

Assim como qualquer atividade ou recurso no Moodle, para adicioná-la é necessário estar com o modo de edição habilitado e clicar em adicionar uma atividade ou recurso. Ver imagem abaixo.

Lição

Na janela flutuante que se abre, escolha Lição e clique em acrescentar, será aberto a página de configuração inicial, conforme figura abaixo.

Lição - imagem 7

Abaixo, segue uma explicação breve de alguns itens da janela exibida acima:

GERAL

Nome: Nome que dará a esta atividade.
FORMATAÇÃO DA LIÇÃO
  • Apresentação de Slide: se habilitada a função, permite que o conteúdo da lição seja exibido como uma apresentação de slides, com setas para avançar e retroceder a lição.
  • Mostrar menu à esquerda: Se habilitado, uma lista de páginas é mostrada.
  • Mostre apenas se tiver a nota maior que: Esta configuração determina se um estudante deve obter uma certa nota antes de visualizar o menu à esquerda. Isso força o aluno a percorrer toda a lição na sua primeira tentativa e, depois de obter a nota exigida, ele pode usar o menu à esquerda para a revisão.

As demais configurações são intuitivas e muitas não obrigatórias, como ditas anteriormente, experimente para conhecer bem as possibilidades.

Clique em Salvar e Mostrar

Nesta página teremos algumas opções de como a lição será configurada.

Lição - Imagem 8

Na caixa O que você gostaria de fazer primeiro há quatro opções, entre elas vamos escolher Inserir página com questões.

Lição - Imagem 9

Escolha o tipo de questão entre as disponíveis. Neste exemplo, clique em Inserir página com questões, selecione Verdadeiro ou Falso e entre com os dados da questão:

  • Titulo da página: O nome que dará a esta página da lição, neste exemplo coloquei Lição Teste 1.1.
  • Conteúdo da página: Aqui vai o enunciado da questão, pode ser um vídeo, um áudio, e qualquer conteúdo HTML (texto).

Preencha a resposta correta (e o feedback se desejar), a resposta errada. E clique em Salvar.

Veja o resultado de uma página de Lição:

x

ENTENDENDO AS OUTRAS POSSIBILIDADES
  • Página com painel de navegação: Cria uma página com links personalizados dentro da lição. Por exemplo, você pode oferecer ao aluno um painel com links para navegar dentro das páginas da lição.
  • Fim de seção: Para finalizar a seção das páginas.

Utilizamos a lição quando queremos expor conteúdos desta forma:

Lição - Imagem 5

Última atualização: segunda, 13 ago 2018, 01:44