x

NOÇÕES BÁSICAS DO USO DE RECURSOS E ATIVIDADES PARA DESENVOLVER UM CURSO NO MOODLE

Recursos

Acrescentar recurso permite incluir os materiais de apoio, como textos, vídeos ou apresentações. Para iniciar a criação de um recurso, lembre-se de clicar o botão “Ativar Edição”, localizado no cabeçalho de seu curso. Ao clicar em Ativar Edição, o visual inteiro do curso apresenta a cada título e recurso ícones representando formas de edição, como “ocultar”, “mover” e “excluir”.

Eles podem ser do tipo:

  • Página de texto simples: Usamos este recurso quando temos a intenção de publicar um texto puro, logo não exige nenhum tipo de formatação.
  • Página de texto web: Recurso semelhante à Página de Texto Simples, porém este nos dá a possibilidade de formatá-lo com cores de letras, tabelas, imagens, links, linhas e também a edição através da linguagem HTML.
  • Link a um arquivo ou site: Permite fazer links para arquivos enviados ao Moodle ou até mesmo linkar websites fora do ambiente.
  • Visualizar um diretório: Em cada curso do Moodle é criada uma pasta para onde se devem enviar todos os arquivos utilizados no curso (textos, imagens, vídeos, etc.). Através desta ferramenta, é possível a visualização do conteúdo de qualquer uma destas pastas.
  • Inserir Rótulo: Rótulos são divisões dentro de um bloco. Com ele é possível criar uma melhor organização do conteúdo deixando o ambiente com uma visualização mais agradável.

Atividades

São ferramentas de avaliação ou comunicação com alunos.

  • Diário: Cada atividade do diário é uma entrada no diário geral do curso. Para cada um, você pode especificar uma questão aberta que orienta o que os alunos escrevem, assim como uma janela de tempo em que o diário permanece aberto (só para os cursos em formato semanal). Como regra geral, pode-se criar um diário por semana. O diário ficará disponível para o aluno e para o professor, nenhum outro participante vê as anotações dos outros. É possível dar nota e comentar todas as contribuições, e os alunos receberão automaticamente uma notificação com suas observações.
  • Base de dados: É uma galeria para imagens e/ou arquivos em que os alunos podem enviar seus materiais, que ficarão disponíveis para todos. É possível fazer comentários nos arquivos enviados, dar notas, o professor pode configurar para aguardar sua moderação.
  • Chat: Ferramenta síncrona, para comunicação de todos os participantes, logo todos devem estar online.
  • Escolha: Enquete de múltipla escolha.
  • Fórum: Ferramenta assíncrona, para comunicação entre os participantes, não havendo necessidade de todos estarem online ao mesmo tempo. Existem alguns tipos de fórum: discussão de um único tópico, fórum geral para todos, ou uma trilha de discussão por tema e por usuário.
  • Glossário: Definição de termos em ordem alfabética. Permite comentários.
  • Lição: Permite a junção de texto e questões para avaliação.
  • Pesquisa de avaliação: Instrumentos para analisar cursos online. Relatórios de pesquisa online sempre disponíveis, incluindo muitos gráficos. Os dados podem ser baixados como uma planilha Excel ou arquivo de texto CSV. O feedback sobre os resultados do aluno é fornecido comparando com os resultados médios da classe.
  • Questionário: Permite ao professor gerar perguntas de múltipla escolha. Pode ser de preenchimento, numérica ou resposta breve. O professor pode criar uma base de dados de questões separadas por categorias que podem ser utilizadas em outros cursos.
  • Scorm/AICC:Tarefas: Modalidade avançada de carregamento de arquivos Texto online. Envio de arquivo único Atividade offline.
  • Wiki: Ferramenta colaborativa onde todos podem participar, acrescentando e/ou editando textos. Existem muitos outros plugins que aumentariam essa lista, esses citados são nativos do Moodle 1.9.5, portanto não estranhe se na navegação pelo Moodle você encontrar outros recursos ou atividades. Caso tenha curiosidade ou conheça algum outro, colabore conosco para o enriquecimento deste post.
Abaixo, iremos abordar algumas das atividades mais utilizadas por docentes no uso da plataforma.

Fonte auxiliar na web: Moodle Livre

Link: Qual a diferença de atividades e recursos?
     

Última atualização: segunda, 13 ago 2018, 01:44