x

QUESTIONÁRIO

O módulo de atividade Questionário permite ao professor criar e configurar questionários que dispõem de uma grande variedade de tipos de questão, incluindo questões de múltipla escolha, de múltipla escolha, verdadeiro/falso, e respostas curtas.

Estas questões são mantidas no Banco de questões e podem ser reutilizadas em múltiplos questionários. Elas podem ainda ser configurados para permitir múltiplas tentativas. Cada tentativa é automaticamente computada, e o professor pode escolher fornecer feedback e/ou mostrar as respostas corretas.

Em geral, os questionários ajudam a verificar a aprendizagem dos alunos. Um teste bem projetado pode fornecer informação crítica sobre o entendimento de uma matéria pelo aluno.

Feedback sobre desempenho e auto-avaliação (da aprendizagem) são partes importantes de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Há duas maneiras de fornecê-lo a um estudante: em cada questão ou no geral. O módulo questionário pode mostrar feedback e notas, em diferentes momentos durante o questionário, usando as opções de revisão.

Uma ampla variedade de Relatórios de Questionário (em complemento a Notas) estão disponíveis. Relatórios de questionários podem não apenas focar na tentativa individual do estudante a cada questão, mas também realizar uma análise robusta da validade de uma questão por intermédio de respostas agregadas dos estudantes.

O módulo de questionário do Moodle tem um grande número de opções e ferramentas. Por exemplo, questionários com diferentes tipos de questão podem ser gerados aleatoriamente nas categorias de questões. Aos estudantes podemos permitir que repitam várias vezes uma questão; também podem ter a possibilidade de responder um questionário várias vezes.

Há diferentes opções para dar notas e pesos para determinadas questões em um questionário específico, pontuar por tentativa de um questionário e cada tipo de questão.

Além disso, diferentes modos de visualização podem fazer o mesmo questionário diferente a cada nova tentativa. Isto pode ser feito personalizando a forma de visualização ou colocando manualmente as quebras de página, ou configurando o número de questões por página. As questões podem ser "embaralhadas" em relação à ordem em que aparecem.

As questões integradas também podem ser de diversos tipos, a saber:

  • Múltipla escolha ou Seleção
    Múltipla Escolha ou Seleção
    • Verdadeiro/Falso

    Verdadeiro/Falso
    • Associativa

    Associativa

    Questões Dissertativas podem ser elaboradas com resposta breve:

    Requerem que o aluno digite uma resposta para uma questão. A resposta pode ser uma palavra em uma frase e deve coincidir com a palavra adequada ao contexto, escolhida pelo professor.

    • Dissertação.
    Recurso
    As respostas das questões podem ter um prazo determinado, com opções de feedback geral e feedback simples.

    O feedback geral da Questão é um texto mostrado para os estudantes depois que eles responderam a questão. Diferente do feedback simples, que depende do tipo de questão e da resposta do estudante.

    Fonte web: Moodle.org

    Link: Questionários

    Última atualização: segunda, 13 ago 2018, 01:44