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DICAS PARA O DOCENTE TIRAR MELHOR PROVEITO DO MOODLE

1. Otimize o uso dos fóruns

Destinados às discussões sobre os assuntos estudados, os fóruns enriquecem o aprendizado incentivando a troca de ideias e experiências, além de ser uma ótima forma de avaliação do alcance da proposta do professor. Você pode otimizar o uso dessa ferramenta criando setorizações, como um Fórum de Discussão (destinado ao debate dos temas trabalhados), de Dúvidas (com esclarecimento sobre vários assuntos e não apenas o conteúdo trabalhado), de Notícias (como um mural onde o mediador publica notas sobre prazos, datas de atividades, esclarecimentos e informações relevantes à turma) e pode existir um "café virtual", como forma de interação livre, sem mediação.

2. Aposte no chat

Na sala de bate papo virtual em tempo real, os horários devem ser pré-estabelecidos para garantir a participação. O mediador define o tema com ou sem roteiro pré-definido ou o deixa livre, mas faz intervenções enriquecedoras sobre o assunto, sem, contudo, limitá-lo demais para que não perca a naturalidade. Na PGE temos disponibilizado chat em todos os cursos, uma vez por semana, com duração de uma hora. Os alunos tiram suas dúvidas e utilizam o espaço para interagir com o professor e colegas.

3. Wiki, por que não?

Criação de um espaço para a produção de textos coletivos. Comece orientando os estudantes através de uma proposta inicial de tarefa coletiva. Como a Wiki é uma ferramenta que permite edição e atualização constantes, oriente os alunos sobre o seu uso de forma que possam trabalhar cooperativamente. Limite o prazo de participação informando a data de entrega e faça com que o mediador dê sugestões que enriqueçam o texto, aumentando sua relevância. Obs: Geralmente o próprio Professor é o mediador na Wiki.

4. Biblioteca com novo uso

Se você já usa a biblioteca para postar materiais relativos ao conteúdo, ótimo! Mas por que não disponibilizar também as produções coletivas da Wiki ou textos individuais feitos ao longo do curso? Experimente fazer um sistema de votação para que os próprios estudantes elejam os artigos que devem ser postados. Dessa forma não só você estará incentivando a produção de material relevante relacionado ao curso como também divulgando os textos e gerando interesse nos alunos.

5. Integre o Moodle com o e-mail

Uma forma muito interessante de manter-se atualizado sobre as interações do fórum é configurar a plataforma de forma a integrá-la parcialmente com o e-mail pessoal dos usuários. Apesar de não poder responder a estas cópias de mensagens, a configuração para recebimento pode ser bastante útil, recebendo diariamente um e-mail apenas com os assuntos das mensagens enviadas ou o texto de todas as mensagens enviadas naquele dia. Dessa forma é possível fazer um monitoramento mais eficiente do que está acontecendo entre seus alunos.

6. Utilize passatempos educativos

O uso de passatempos educativos ajuda no aprendizado de forma intuitiva, mas para isso você vai precisar de recursos elaborados fora do Moodle, mas que sejam compatíveis com ele, como o Hot Potatoes, um conjunto de seis ferramentas desenvolvido na Universidade de Victoria que possibilita a execução de exercícios interativos. O programa, que é gratuito, gera arquivos “.htm” e que depois de instalados, devem ser carregados no Moodle. A partir daí você configura a atividade que quiser. As atividades são dinâmicas e incluem a inserção de vários recursos como apoio à construção de instrumentos de avaliação online. Você poderá escolher entre quatro tipos de testes: escolha múltipla, respostas curtas, híbrido(cruzadas e ligar as colunas) e seleção múltipla.

 


8. Trabalhe com prazos, mesmo que o prazo seja flexível
É importante colocar prazos de entrega nas atividades e/ou de passagem pelos módulos do curso. Há várias formas de deixar isso evidente para o aluno, que certamente se sentirá incomodado ao ver estes alertas, seja no próprio ambiente ou por lembretes via e-mail.
Last modified: Monday, 13 August 2018, 1:44 AM