EAD NA PGE - UM BREVE HISTÓRICO
No intuito de cumprir o Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento de Procuradores do Estado e servidores da PGE, a Procuradoria de Informação, Documentação e Aperfeiçoamento Profissional (PIDAP), em 2010, fomentou o primeiro “piloto” em ensino a distância na PGE.
Nesta oportunidade, foram realizados treinamentos de Procuradores do Estado e servidores no âmbito de matéria fiscal e Língua Portuguesa, sendo que esta foi uma ferramenta importante de aproximação, disseminação e atualização de conhecimentos, pois superou dificuldades de custos, horário, deslocamentos que eram comuns em cursos presenciais.
DO ENSINO A DISTÂNCIA
São muitas as definições sobre EAD, mas resumidamente pode-se dizer que se trata de processo de ensino-aprendizagem, mediado pela tecnologia da informação e comunicação (TIC), onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente, mas conectados por TIC: internet, correio eletrônico, rádio, televisão, vídeo, telefone, entre outros.
Pesquisando a história do ensino a distância, ela é antiga. A primeira tecnologia usada foi a escrita. Por meio da correspondência e do livro, a cultura e a educação foram disseminadas no século XIX. Posteriormente, a Tele-educação em formato de Telecursos chegou como recurso inovador, composto por programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso.
Com as inovações da World Wide Web (Internet), possibilitou-se avanços na educação a distância no século XXI. Hoje, os meios disponíveis são: teleconferência, chat (sala de bate-papo), fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki, ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores.
Há modelos exclusivos de instituições de educação a distância que somente oferecem programas nessa modalidade, como a Open University da Inglaterra e a Universidade Nacional a Distância da Espanha. A maior parte das instituições no Brasil, além do ensino presencial, oferecem cursos a distância e parcerias com outras instituições de ensino, órgãos públicos e privados e consultorias em EAD.
REGULAMENTAÇÃO DA EAD NO BRASIL
A Educação a Distância no Brasil foi normatizada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Dezembro de 1996), em Fevereiro de 1998. De acordo com o Art. 2º, do Decreto n.º 2494/98, “[...] os cursos a distância que conferem certificado ou diploma de conclusão do ensino fundamental para jovens e adultos, do ensino médio, da educação profissional e de graduação serão oferecidos por instituições públicas ou privadas especificamente credenciadas para esse fim [...].”
A nível estadual, a Resolução n° 262/2001, da Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC/RS), estabeleceu normas para organização e funcionamento de cursos a distância no Sistema Estadual de Ensino do Estado do RS. Além da legislação, uma decisão da 5ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo confirma que a legislação estadual confere validade e reconhecimento aos diplomas expedidos em cursos de EAD, prevalecendo a aceitação como respeito ao princípio do interesse público dentro da realidade dos objetivos da meritocracia.
DAS FACILIDADES DO EAD
- Mais de um professor externo compartilhando determinadas aulas com nossos Procuradores do Estado e servidores;
- Cursos predominantemente presenciais e outros predominantemente virtuais, utilizando tutores que sejam Procuradores do Estado ou servidores, bem como outros Especialistas de difícil contratação;
- Disseminação e conhecimento de teses utilizadas na PGE;
- Aulas a distância com possibilidade de interação on-line (ao vivo) e aulas presenciais com interação a distância, o que sem dúvida, será muito importante para o intercâmbio com nossas Regionais;
- Democratização do ensino, atingindo isonomicamente todos os Procuradores do Estado e servidores;
- Racionalização dos custos.
POR QUE O ENSINO A DISTÂNCIA? QUAIS AS VANTAGENS?
- Flexibilidade de horário, lugar e ritmo de aprendizagem
- A utilização dos métodos tradicionais de acesso à capacitação – exclusivamente presenciais – dadas as restrições de custo, tempo, distância e disponibilidade, já não apresentam resultados tão positivos em termos educacionais. Ex: Capacitação dos Procuradores do Estado e servidores das Regionais.
- Possibilidade de oferecimento da atualização dos conteúdos
- O ensino a distância proporciona a disseminação do conhecimento para um número maior de pessoas, com redução de custos, deste modo, mesmo que o investimento inicial com equipamentos, redes de comunicação e desenvolvimento de conteúdos seja inicialmente alto, gera economia a longo prazo e proporciona uma formação de qualidade no contexto do aprendiz.
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Observação: Importância da aquisição de equipamentos e da formação de profissionais na área.
- Possibilidade da execução de uma política de meritocracia na Instituição.
- Possibilidade da emissão de certificados pela Internet ou entregues nas Unidades.
- Certificados de reconhecimento aos aprovados registrados institucionalmente proporcionando pontuação para suas promoções.
DO ESCOPO DO PROJETO EAD - PGE
- Como acessar o portal internet PGE
A PGE-RS, por meio da PIDAP e da Assessoria de Informática, disponibiliza treinamentos utilizando metodologias e ferramentas de EAD, que são acessados através de um hyperlink disponível na página da Intranet/Internet da PGE, com validação por usuário e senha, ou com acesso através do seguinte endereço: http://ead.pge.rs.gov.br.
Os interessados devem selecionar o curso pretendido e realizar o cadastro no site. Após esta etapa, terão acesso ao treinamento ao utilizar o usuário e senha, criados no cadastro (pelo acesso ao usuário na REDERS ou pelo cadastro do administrador do EAD).
Hoje, a equipe de desenvolvimento da PGE utiliza o AVA Moodle, uma ferramenta open source (código aberto) mundialmente utilizada e reconhecida em todo País.
Com o EAD tem-se a chance de implantar um processo de capacitação contínua, que deverá garantir os conhecimentos e habilidades necessários para a realização das atividades, permitindo que a cada mudança nos sistemas, nossos Procuradores do Estado e servidores possam realizar uma atualização contínua de sua capacitação.
- Informações que estão presentes
- Cursos disponíveis e datas;
- Forma e meios para matricula;
- Calendários;
- Formas de acompanhamento do curso;
- Como utilizar as ferramentas do curso através da tutoria do Núcleo de Ensino a Distância da PGE;
- Notícias;
- Participantes;
- Mensagens;
- Usuários Online;
- Atividades que são oferecidas na plataforma Moodle
- Chats (sala de bate-papo);
- Escolhas;
- Fóruns de discussão;
- Glossários;
- Questionários;
- Recursos;
- Tarefas e exercícios;
- Implementação dos cursos
- Verificar qual o curso a ser oferecido e quais as razões de ser este o escolhido;
- Escolha das tecnologias do curso (online, apostila e livros, discos ópticos, etc.);
- Corpo de conteudistas, professores e tutores;
- Cronograma de atividades;
- Pessoal de apoio (administrativo, informática, design, etc.);
- Diagnóstico da aprendizagem (tipos de avaliações, trabalhos por parte dos alunos, etc.);
- Formas de acesso aos recursos (ex.: lições, vídeos, teste final, etc.) por parte dos professores, tutores e alunos;
- Formas de apoio pedagógico e administrativo ao aluno a distância;
- Formas de interação entre: aluno <-> aluno, professores-conteudistas <-> professores-tutores, aluno <->professores-conteudistas e alunos <-> professores-tutores;
- Atividades presenciais (ex.: conferências, seminários, semanas acadêmicas, aulas e avaliações);
- Referências do material utilizado na elaboração, físico ou digital;
- Publicidade do curso e informações aos futuros alunos;
- Informações aos alunos através do manual do curso;
- Informações aos professores-conteudistas e professores-tutores;
- Administração da plataforma;
- Relatórios de atividades dos professores-conteudistas e professores-tutores;